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Autoavaliação da escola: conhecer para melhorar

 

A Escola Secundária de Gago Coutinho tem vindo, desde 2011, a implementar um processo de autoavaliação com o objetivo de diagnosticar a Escola (pontos fortes e pontos a melhorar) e tomar decisões que permitam a melhoria contínua através da aplicação do modelo CAF Educação (Common Assessment Framework).

Com base nos documentos estratégicos da Escola (Projeto Educativo, Contrato de Autonomia, Plano Anual de Atividades, Regulamento Interno), com a participação da comunidade escolar sempre que solicitada, a equipa de autoavaliação concretizou, no ano letivo 2013/2014, o primeiro ano do segundo ciclo da CAF Educação.

No biénio 2014/2016, a Escola iniciou a implementação de um Plano de Ações de Melhoria (PAM), de um Observatório de Ensino e Aprendizagem e de um Questionário de Satisfação. Ao longo dos anos letivos de 2016/2017, 2017/2018 e 2018/2019, foi implementado o PAM nas áreas da comunicação, interação pedagógica, ensino aprendizagem e dos resultados escolares, que foi elaborado tendo por base o plano de ação estratégica (PAE) que a Escola submeteu ao Ministério da Educação em julho de 2016.

Durante 2016/2017, procedeu-se ao terceiro diagnóstico através da CAF Educação, com o desenvolvimento de um PAM que foi implementado até 2019/2020. Em 2017/2018 e 2018/2019 também foram avaliadas as práticas pedagógicas e a flexibilidade curricular (Observatórios).

No ano letivo passado, procedeu-se a um quarto diagnóstico da Escola com o modelo CAF Educação, através do qual foram inquiridos, através da aplicação de questionários online, todos os elementos da comunidade escolar e preenchida uma grelha de autoavaliação pela equipa de autoavaliação com base em evidências. Este diagnóstico permitiu realizar um diagnóstico consistente da Escola que servirá como uma base de informação sólida para a construção do novo Projeto Educativo.

No presente ano letivo, o PAM tem em conta: os resultados do último diagnóstico com o modelo CAF Educação (2020/2021), a avaliação do PAM anterior (2019/2020), o último relatório da IGEC (2011/2012), o PADDE e o Plano 21|23 Escola+. No final do ano letivo, a Escola procederá à aplicação dos questionários do Observatório de Qualidade, orientado para a avaliação do PAM e outras áreas que se venham a considerar fundamentais de avaliar.

Redes Sociais

Duração

Ano letivo 2021/2022.

Responsáveis

Equipa de autoavaliação.

Direção.

Equipas operacionais do PAM

Equipa autoavaliacao 2021 2022