Bem vindo à E.S. de Gago Coutinho
Cartão Escolar - Plataforma SIGA
CARTÃO ESCOLAR - PLATAFORMA SIGA
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira disponibiliza, através da Plataforma SIGA, o acesso aos Encarregados de Educação a diversas áreas de gestão educativa, nomeadamente ao módulo relativo às Refeições Escolares e Cartão Escolar.
O Encarregado de Educação vai conseguir, de forma simples e imediata, realizar e gerir os carregamentos do cartão escolar, que imediatamente fica disponível para ser usado no refeitório escolar, bar, papelaria, reprografia.
Ativação da conta de e-mail escolar através do Office 365
Ativação da conta de email da Escola:

- Escolha uma palavra-passe segura, ou seja, que tenha:
- mais de 8 carateres;
- letras maiúsculas e minúsculas;
- números e/ou símbolos.
- A palavra passe selecionada não pode ter o seu nome nem parte dele, nem a sigla esgc.
- Escreva a palavra-passe temporária e de seguida escreva a nova palavra-passe duas vezes.
Acede assim à sua área do Office 365. Para enviar e receber emails, selecione o Outlook.
MENAC - Mecanismo Nacional Anticorrupção
O MENAC tem por missão a promoção da transparência e da integridade na ação pública e a garantia da efetividade de políticas de prevenção da corrupção e de infrações conexas.
A Educação para a Transparência e Integridade capacita os alunos, numa fase relevante de formação, a compreenderem melhor os valores e regras que devem nortear as suas ações e comportamentos em sociedade e a tomarem decisões eticamente responsáveis, contribuindo, deste modo, para a construção de uma sociedade mais justa, sustentável e democrática. A Educação para a Transparência e Integridade visa promover a aquisição de conhecimentos, competências e referenciais éticos, para que os alunos se tornem cidadãos civicamente ativos e esclarecidos, desenvolver comportamentos pró-sociais e resolver, de forma informada e criteriosa, os múltiplos dilemas éticos que a sociedade lhes coloca.
Mais especificamente, a Educação para a Transparência e Integridade tem por objetivo ajudar os alunos a compreender (1) a relação entre valores democráticos e corrupção; (2) a natureza e extensão do fenómeno da corrupção, (3) as suas múltiplas causas e efeitos nos direitos e bem-estar das pessoas, nas organizações e no funcionamento e desenvolvimento das sociedades, (4) os elementos centrais dos sistemas de integridade nos diferentes níveis de governança (nacional, europeu e internacional), com destaque para o papel do cidadão e das organizações da sociedade civil na prevenção e combate à corrupção, e (5) situações concretas de corrupção. A prevenção e o combate à corrupção não são um fim em si mesmo, mas devem ser entendidos como uma conjugação de esforços, individuais e institucionais, que visam proteger os direitos e liberdades fundamentais, em todos os domínios da vida em sociedade, melhorar a qualidade da democracia, e propiciar um uso sustentável dos recursos coletivos. Nesse sentido, a Educação para a Transparência e Integridade tem de ser promovida de forma transversal a outros domínios educativos, nomeadamente, a educação para os direitos humanos, a educação para a cidadania democrática e a educação para o desenvolvimento sustentável.
Dando cumprimento a estas determinações, publicam-se os seguintes documentos:
Plano de gestão do risco de corrupção:
Plano de formação para a integridade: