Autoavaliação da escola: conhecer para melhorar
A Escola Secundária de Gago Coutinho tem vindo, desde 2011, a implementar um processo de autoavaliação com o objetivo de diagnosticar a Escola (pontos fortes e pontos a melhorar) e tomar decisões que permitam a melhoria contínua através da aplicação do modelo CAF Educação (Common Assessment Framework).
Com base nos documentos estratégicos da Escola (Projeto Educativo, Contrato de Autonomia, Plano Anual de Atividades, Regulamento Interno), com a participação da comunidade escolar sempre que solicitada, a equipa de autoavaliação concretizou, no ano letivo 2013/2014, o primeiro ano do segundo ciclo da CAF Educação.
No biénio 2014/2016, a Escola iniciou a implementação de um Plano de Ações de Melhoria (PAM), de um Observatório de Ensino e Aprendizagem e de um Questionário de Satisfação.
Ao longo dos anos letivos de 2016/2017, 2017/2018 e 2018/2019, foi implementado o PAM nas áreas da comunicação, interação pedagógica, ensino aprendizagem e dos resultados escolares, que foi elaborado tendo por base o plano de ação estratégica (PAE) que a Escola submeteu ao Ministério da Educação em julho de 2016.
Durante 2016/2017, procedeu-se ao terceiro diagnóstico através da CAF Educação, com o desenvolvimento de um PAM que foi implementado até 2019/2020. Em 2017/2018 e 2018/2019 também foram avaliadas as práticas pedagógicas e a flexibilidade curricular (Observatórios).
Em 2020/2021, procedeu-se a um quarto diagnóstico da Escola com o modelo CAF Educação, através do qual foram inquiridos, através da aplicação de questionários online, todos os elementos da comunidade escolar e preenchida uma grelha de autoavaliação pela equipa de autoavaliação com base em evidências. A CAF Educação permitiu realizar um diagnóstico consistente da Escola que serviu também para a construção do Projeto Educativo.
Nos anos letivos 2021/2022 e 2022/2023, o PAM teve em conta: os resultados do último diagnóstico com o modelo CAF Educação, a avaliação do PAM, o relatório da IGEC de 2021/2022 e o PADDE, tendo procedido à aplicação dos questionários do Observatório de Qualidade, orientado para a avaliação do PAM e outras áreas consideradas fundamentais de avaliar, como é o exemplo do ensino profissional.
Como fica patente, e é reforçado pelo Relatório da Avaliação Externa da IGEC de 2022, a cultura de autoavaliação (na escola) “está consolidada, sendo evidente a sistematicidade dos ciclos de diagnóstico global seguidos da implementação de ações de melhoria, no âmbito do modelo Common Assessment Framework (CAF). A auscultação da comunidade educativa (…) integra em contínuo esta estratégia. Realça-se, pela positiva, a crescente centralidade do processo de ensino e de aprendizagem, enquanto foco agregador das reflexões e análises realizadas nas várias estruturas e órgãos. (...) A recolha de dados é abrangente, (…) os resultados académicos metodicamente tratados por Observatórios (dos cursos científico humanísticos e dos cursos profissionais), bem como os diversos relatórios elaborados pelas estruturas e órgãos da Escola” resultando em “melhorias em termos organizacionais” (…) e “(…) no desenvolvimento curricular através da flexibilização dos percursos formativos, nos processos de ensino e aprendizagem cada vez mais orientados para abordagens interdisciplinares, na estratégia de formação contínua focada na capacitação dos docentes no âmbito dos documentos curriculares em vigor e, ainda, na crescente adequação das condições de inclusão e aprendizagem, para todos os alunos.”
Em síntese, conclui-se da “sustentabilidade dos ciclos de autoavaliação, assente na auscultação da comunidade educativa, na recolha e tratamento de dados de natureza abrangente e com recurso a mecanismos de monitorização e de divulgação. A crescente centralidade do processo de ensino e de aprendizagem, no âmbito das análises, reflexões e decisões internas, com impactos positivos ao nível das melhorias organizacionais e curriculares implementadas”.
Do mesmo Relatório da IGEC de 2022, ressalta que a estratégia de autoavaliação da escola pode ainda vir a ser robustecida através de “uma sistematização agregadora das diversas vertentes da autoavaliação que evidencie uma visão global destes processos”, pelo que a Escola considerou como oportunidade de melhoria o alinhamento com o Quadro EQAVET (European Quality Assurance Reference Framework for Vocational Education and Training), no sentido de integrar indicadores de referência que permitam, em contínuo, promover o aperfeiçoamento e monitorizar a qualidade do ensino profissional ministrado, o que aconteceu no ano letivo 2023/2024.
No presente ano letivo e pela necessidade de se obter um diagnóstico mais abrangente e aprofundado da Escola, que sirva de base para a construção do novo Projeto Educativo, será aplicado o modelo CAF Educação. Em simultâneo, será implementado o PAM de 2024/2025 com a introdução das alterações e adaptações necessárias, tendo por base a avaliação do PAM anterior, dos resultados do Observatório de Qualidade e do Relatório de Operador (EQAVET).