Está em... EntradaNotícias

Developed in conjunction with Ext-Joom.com

Devoluções de kits da Escola Digital

devolucao kits digitais

Cursos de Educação e Formação de Adultos 2022-2023

EFA preinscricoes 2022 2023

Já se encontra disponível o boletim de pré-inscrição para os Cursos EFA: pdf button

Poderá ser entregue em papel, na Secretaria da Escola, ou enviado para o seguinte e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  até ao mês de agosto.

Escola Digital

Escola Digital

O Programa de digitalização para as Escolas, uma das medidas estabelecidas no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, de 21 de abril de 2020 (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020), prevê o desenvolvimento de um programa para a transformação digital das escolas, que integra:
 
- Disponibilização de equipamento individual ajustado às necessidades de cada nível educativo para utilização em contexto de aprendizagem e a garantia de conectividade móvel gratuita para alunos, docentes e formadores do Sistema Nacional de Qualificações, proporcionando um acesso de qualidade à Internet na escola, bem como um acesso à Internet em qualquer lugar;
 
- Acesso a recursos educativos digitais de qualidade (a título de exemplo, manuais escolares, cadernos de atividades, aulas interativas, testes interativos, preparação para exames, análise de desempenho, diagnóstico e proposta de percursos de aprendizagem, relatório de progresso para encarregados de educação e dicionários);
 
- Aposta na capacitação de docentes, formadores do Sistema Nacional de Qualificações e técnicos de tecnologias de informação em cada escola, através de um plano de capacitação digital de professores, que garanta a aquisição das competências necessárias ao ensino neste novo contexto digital.
 
 
O programa Escola Digital assenta em quatro pilares (equipamentos, conetividade, capacitação dos professores e recursos pedagógicos digitais), dos quais aqui se destacam o acesso a equipamentos e a conetividade. Para concretizar, serão distribuídos 2 kits pelos beneficiários: o kit do computador e o kit da conetividade. No caso do kit do computador, importa referir que há três modelos de equipamento, que variam consoante o nível de ensino que o/a aluno/a frequenta. Já o acesso à internet está ajustado a uma utilização responsável em contexto educativo.
 
 
Documentos de Apoio aos Utilizadores
 
Guião do Programa
Manual do Utilizador dos Computadores
Configuração dos Hotspot ThingsMatrix
 
Como configurar o APN da sua Banda Larga Móvel:

Instalação do cartão SIM LTE/4G

Instalação do cartão SIM de banda larga móvel nos computadores INSYS:

Guia do Hotspot móvel ThingsMatrix TMF08

 

Este guia é uma introdução rápida às funcionalidades e aparência do TMF08.

Inauguração da Escola

INAUGURAÇÃO DA ESGC

Embora já estivesse a funcionar desde o início do ano letivo, a inauguração oficial da Escola Secundária Gago Coutinho realizou-se no dia 10 de dezembro, sexta-feira de manhã, pelo Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, acompanhado pelo Diretor da ESGC, Sérgio Amorim; Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira; Claúdio Lotra, Presidente da União de Freguesias de Alverca e Sobralinho, representantes da Parque Escolar e convidados.

Com a intervenção da Parque Escolar, a ESGC, passou a ser uma das mais modernas escolas do concelho.

“Uma escola requalificada significa melhor ensino”, afirmou Tiago Brandão Rodrigues, aliando este fator a um outro.

Após o ato solene de inauguração, o Ministro Tiago Brandão Rodrigues informou que era sua pretensão visitar a escola e que tinha particular interesse em visitar as aulas em que decorriam aulas dos Cursos Profissionais.

A sua escolha recaiu sobre as aulas dos Cursos Profissionais, uma vez que considerou que a ESGC era a uma das duas melhores escolas públicas secundárias em que se ministravam estes cursos.

Na sua visita às salas interagiu, sempre, com grande proximidade com os alunos, procurando perceber as perspetivas futuras dos mesmos e inteirando-se do trabalho que produziam.

O Ministro mostrou-se bastante surpreendido com as atividades que estavam a ser desenvolvidas e com os projetos em que os alunos estavam envolvidos, a nível regional/nacional.

No final da visita referiu: "Sabemos que os projetos pedagógicos das escolas se cumprem pelo trabalho das direções, dos professores, de todos que aqui trabalham, obviamente sempre coadjuvados pelas autarquias e associações de pais e encarregados de educação".

Inauguracao 01 Inauguracao 02 

Inauguracao 03

 

Dia mundial da Filosofia