O mundo é aqui
O Projeto “O Mundo é Aqui!” destina-se, fundamentalmente, aos alunos que não possuem o português europeu como língua materna, todavia, envolve todos os outros alunos, os pais, os encarregados de educação, os docentes e o pessoal não docente da nossa Escola, além de outras entidades parceiras. Possui como principal objetivo valorizar a crescente diversidade cultural e linguística da nossa Escola, que decorre do aumento e da diversificação dos fluxos migratórios. Neste sentido, a diversidade cultural e linguística destes alunos corresponde a uma oportunidade de olharmos para o diverso, apoiarmo-nos nele e, através dos contributos e das experiências que cada um traz consigo, possibilitar a participação ativa no seu processo de ensino e aprendizagem, de forma a que desenvolvam competências essenciais não apenas da língua portuguesa, como também de outras áreas curriculares.
Este ambiente, pedagogicamente aliciante, permite estabelecer a ponte entre as várias culturas dos alunos e as práticas educativas, através do desenvolvimento de competências da língua portuguesa pela diversidade e heterogeneidade. Serão variadas as atividades a realizar, nomeadamente:
- utilização de recursos didáticos inclusivos;
- opção por recursos de transposição didática que sejam adequados à diversidade dos alunos;
- diversificação dos meios de trabalho em função dos contextos linguísticos e culturais dos alunos para garantir a aprendizagem de todos;
- seleção e conceção de materiais que promovam a educação intercultural, apelando à participação dos membros da comunidade escolar;
- valorização do desenvolvimento de competências em língua portuguesa em contextos formais e informais, em ambientes inclusivos;
- integração das línguas maternas ou das línguas faladas em casa nas aprendizagens curriculares;
- dinamização de Workshops linguísticos e culturais para a comunidade educativa;
- desenvolvimento de projetos de trabalho que assegurem a interculturalidade e os olhares multifacetados/diversificados sobre o que se está a estudar;
- convite às famílias para participar na dinamização de atividades;
- mobilização dos saberes das famílias nos espaços de aprendizagem dos próprios filhos e dos outros;
- promoção do diálogo intergeracional como fonte de aprendizagem e de interculturalidade;
- mobilização da biblioteca escolar como recurso essencial na promoção da interculturalidade.
A participação por parte dos alunos e dos docentes não possui carácter obrigatório e pretende-se que envolva professores dos vários grupos disciplinares.